O que são notificações push e como elas ajudam a gerar mais conversões

Notificações push, basicamente, são mensagens enviadas por sites, blogs de notícias ou aplicativos e que aparecem na tela

Notificações Push são mensagens enviadas através de um serviço criado pela empresa Apple, para um aplicativo disponível em um Smartphone, tablet ou direto do seu navegador.

É comum, diariamente, recebermos diversos tipos de notificações push de aplicativos instalados em nossos celulares. Sejam mensagens do WhatsApp, sejam avisos de cupons de desconto, sejam e-mails ou notícias — tudo isso chega até você por meio das notificações push.

Notificações push, basicamente, são mensagens enviadas por sites, blogs de notícias ou aplicativos e que aparecem na tela principal do seu computador ou celular. O principal objetivo dessas notificações é criar engajamento com os usuários por meio de cliques, ajudando muito nas chamadas conversões.

Por isso, no texto de hoje, vamos explicar como as notificações push funcionam, qual a sua importância para gerar conversões de leads e como utilizá-las. É só continuar lendo!

Como funcionam as notificações push?

As notificações push, conhecidas também como push notifications, são enviadas tanto para dispositivos móveis quanto para um desktop e, geralmente, são disparadas por sites, de e-commerce ou não, ou blogs que avisam sobre novas postagens.

Geralmente, o push é utilizado para lembrar alguma ação a ser realizada ou simplesmente convidando o usuário a acessar o aplicativo. Além disso, é possível receber esses alertas diretamente no navegador que você utiliza, mesmo sem ter instalado nenhum aplicativo.

Esse é um exemplo das possibilidades que as notificações push oferecem. Por isso, cabe à marca escolher qual o tipo de notificação que faz mais sentido para seus objetivos, seja para alcance de marca ou de conteúdo, seja para conversão.

Algumas pessoas podem achar as notificações irritantes e que elas atrapalham sua experiência no momento em que estão fazendo alguma busca no seu smartphone ou navegando em alguns sites da internet. No entanto, se as empresas souberem usá-las com coerência, maximizando sua utilidade, elas podem fazer toda diferença para o engajamento da sua marca.

A seguir, listamos algumas vantagens de utilizar esse tipo de ferramenta para conversão.

Quais as vantagens de utilizar as notificações push para conversão?

As notificações push têm, em geral, a função de despertar a curiosidade e incentivar um futuro lead a realizar uma ação, a famosa call-to-action. A seguir, listamos 5 vantagens de utilizar o push para conversões na sua estratégia digital. Confira!

1 – Geração de mais tráfego

Como já explicamos, as notificações são utilizadas para atrair seu usuário para uma ação. No caso, é possível utilizar o push para ganhar mais visitas em seu site ou blog, avisando-os sobre conteúdos postados, promoções do seu e-commerce ou qualquer tipo de novidade da página.

Contudo, seu site precisa atender a algumas questões para que o usuário não tenha uma má experiência dentro dele. Ter uma página web com design responsivo pode fazer toda a diferença, pois, atualmente, muitas pessoas consideram o celular como uma ferramenta multitarefas. Sendo assim, trabalhe com essa premissa na hora mostrar aspectos de inovação.

2 – Geração de lembretes

Uma boa estratégia é utilizar as notificações para lembrar seu usuário de alguma coisa importante. Assim, dificilmente, o conteúdo será irrelevante, já que se trata de um aviso, e a conversão tem mais chances de acontecer. Pode ser o aviso de uma data de evento, do pagamento de algum serviço, do encerramento próximo de alguma promoção ou, até mesmo, de algum item esquecido no carrinho de compras.

3 – Promoção de mais vendas

No fim, esse é o objetivo de qualquer estratégia de marketing, certo? Mas, com as notificações, esse caminho pode se tornar mais fácil. Seja porque o recurso convida o usuário a entrar no seu site, atraindo essa visita, seja porque, com um call-to-action eficiente, você pode incentivar uma compra.

4 – Fidelização de clientes

Pode não parecer, mas as notificações push servem para muito mais do que prospectar: elas podem fidelizar clientes. Isso porque as notificações costumam impactar em dobro o seu público, uma vez que as pessoas têm costume de utilizar tanto os dispositivos móveis quanto os desktops. Ou seja, há duas vezes mais chances de atrair seu público e fidelizá-lo.

5 – Grandes chances de conversão

No marketing digital são usadas estratégias de atração para que uma lead possa se tornar um cliente fiel. Por meio de um fluxo de nutrição, pode-se criar uma forma de solidificar a relação que sua empresa tem com eles e deixá-los mais próximos da decisão de compra. Já que você tem usuários que estão cadastrados no seu aplicativo, que tal dar início a esse processo com eles?

Como aplicar as notificações push?

Agora que você entende mais sobre as notificações push e as vantagens que elas podem trazer para seu negócio, que tal aderir a mais essa estratégia para melhorar suas conversões?

Para isso, é importante escolher uma plataforma indicada para criação dos pushs, ou contar com uma agência com expertise no mercado e que ajude você em mais esse avanço na sua estratégia digital.

Com a Linkwell, você aprende a fazer notificações push com eficiência e ainda pode encontrar diversas outras soluções para melhorar a performance do seu negócio. Quer receber mais conteúdos como este e saber mais sobre marketing digital? É só assinar a nossa newsletter!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017