O Retargeting, significa mirar de novo no cliente, ele permite que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em seu site.
A tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, permitindo modalidades totalmente inovadoras no marketing. Algo como o retargeting era impensável no passado e, hoje, pode ser determinante para as suas vendas no e-commerce.
O retargeting é uma modalidade de segmentação de anúncios suportada por algumas plataformas de mídia, como o Facebook e o Google. Ao trabalhar com ela, é possível impactar pessoas que já desempenharam certas ações, até mesmo fora da plataforma.
Ou seja, com o retargeting, um e-commerce pode veicular anúncios especificamente para pessoas que já visualizaram seus produtos e até fizeram compras antes. Essa publicidade aparecerá nos canais patrocinados, podendo chegar até o público onde quer que ele esteja.

Como funciona o retargeting?
A capacidade do retargeting é possível graças ao algoritmo que identifica o perfil dos usuários e consegue acompanhá-los pela internet. Dessa forma, o sistema é capaz de saber que é a mesma pessoa e, assim, exibir os anúncios corretamente para elas.
Pesquisas apontam que apenas 2% dos visitantes de um site compram alguma coisa na primeira visita, então, para todos os outros 98%, existe o retargeting. Essa estratégia traz de volta os usuários que foram até a sua página mas acabaram indo embora sem converter em vendas ou leads.
Confira, a seguir, um exemplo de estratégia de retargeting e como ela funcionaria passo a passo:
- o usuário acessa um e-commerce;
- ele visualiza alguns produtos e coloca um deles no carrinho de compras;
- ele deixa o e-commerce;
- na próxima vez em que acessa o Facebook, ele vê um anúncio de uma promoção para o produto que deixou no carrinho.
Como implementar o retargeting em seu e-commerce?
Tendo em vista todo o potencial de vendas que o retargeting pode trazer ao seu e-commerce, é natural que você tenha interesse nessa técnica. Ela não é complicada de adotar, até porque o trabalho é praticamente todo feito pelo algoritmo da plataforma de mídia.
Ainda assim, existem pontos a serem considerados no estágio de planejamento estratégico. Veja a seguir os passos fundamentais que você deve adotar.

1 – Entenda o perfil do seu público-alvo
Como o intuito do retargeting é impactar as pessoas certas a partir das ações delas no seu e-commerce, fica nítido o quão importante é entender o perfil dessas pessoas e os hábitos delas.
O entendimento sobre o comportamento da audiência é fundamental para qualquer tipo de estratégia de comunicação. Isso servirá de apoio para você estruturar as suas próximas ações.
2 – Planeje os seus gatilhos
O retargeting funciona a partir de gatilhos de comportamento executados pelo seu público. Portanto, uma parte essencial desse processo envolve planejar quais ações são valiosas para as suas segmentações.
Você quer impactar quem deixa o carrinho cheio e não finaliza a compra? Ou quem já comprou algum produto? Existem diversas possibilidades, então estude aquelas que fazem mais sentido para os seus objetivos.
3 – Escolha seus canais
Muito do sucesso de uma campanha de marketing digital depende da escolha adequada dos canais de comunicação que serão utilizados. O retargeting não é suportado por todas as plataformas de mídia, então já existe um filtro nesse início.
As plataformas Facebook Ads e Google Ads são alguns exemplos de sistemas que suportam o retargeting. Portanto leve em conta o perfil do público que você quer alcançar e o tipo de conteúdo a ser veiculado antes de tomar a sua decisão.
4 – Crie suas campanhas
Depois de planejar como será o retargeting da sua campanha, chega a hora de criá-la em suas plataformas de mídia. Esse é um método de segmentação, então ele deve ser configurado na área adequada.
Lembre-se de designar um orçamento condizente com os seus objetivos e metas, além de considerar o tempo de duração da campanha.
5 – Monitore seus resultados
Boa performance somente chega a uma campanha de marketing se os resultados dela são monitorados de perto. Nunca deixe de acompanhar os indicadores de vendas do seu e-commerce.
Além disso, é fundamental ficar de olho na influência que o retargeting tem em suas vendas. Confira sempre as origens das compras feitas pelos clientes.
Tipos de Retargeting
Em linhas gerais existem dois tipos de retargeting, sendo eles: baseados em pixels e baseados em listas. Sendo que, a maneira como cada um funciona é um pouco diferente e cada um tem vantagens diferentes com base nos objetivos da sua campanha.
# Retargeting baseado em pixels
É baseado no comportamento do consumidor, ele exibe o seu conteúdo novamente para qualquer visitante anônimo que acesse o seu site. Sendo assim, quando um usuário acesso um site um pixel é incluído no navegador, depois quando ele sai para navegar na web, ele notifica as plataformas para veicular anúncios específicos com base nas páginas que o usuário visitou.
# Retargeting baseado em lista
Neste caso o retargeting funciona quando você já tem informações de contato de alguém em seu banco de dados. Assim, você faz um upload de uma lista determinada e pode direcionar suas ações para essas pessoas em específico.
Portanto como você pôde ver, o retargeting é uma modalidade de segmentação muito útil porque atinge quem já teve contato com o seu e-commerce e tem mais chances de querer voltar. Considere usar esse sistema em sua próxima campanha de marketing e aproveite os benefícios.
Cuidado para não confundir o retargeting com o remarketing. A diferença entre ambos e bem sutil, se quiser saber mais aproveite e confira também:
REMARKETING: O QUE É E COMO COLOCAR EM PRÁTICA ESSA ESTRATÉGIA.
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Imagens: notebook,