Retargeting: aprenda a fazer mais vendas no e-commerce usando essa técnica

O retargeting é uma modalidade de segmentação de anúncios suportada por algumas plataformas de mídia, como o Facebook e o Google.

A tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, permitindo modalidades totalmente inovadoras no marketing. Algo como o retargeting era impensável no passado e, hoje, pode ser determinante para as suas vendas no e-commerce.

O retargeting é uma modalidade de segmentação de anúncios suportada por algumas plataformas de mídia, como o Facebook e o Google. Ao trabalhar com ela, é possível impactar pessoas que já desempenharam certas ações, até mesmo fora da plataforma.

Ou seja, com o retargeting, um e-commerce pode veicular anúncios especificamente para pessoas que já visualizaram seus produtos e até fizeram compras antes. Essa publicidade aparecerá nos canais patrocinados, podendo chegar até o público onde quer que ele esteja.

Homem negro segurando um cartão de débito enquanto faz uma compra online.

Como funciona o retargeting?

A capacidade do retargeting é possível graças ao algoritmo que identifica o perfil dos usuários e consegue acompanhá-los pela internet. Dessa forma, o sistema é capaz de saber que é a mesma pessoa e, assim, exibir os anúncios corretamente para elas.

Confira, a seguir, um exemplo de estratégia de retargeting e como ela funcionaria passo a passo:

  • o usuário acessa um e-commerce;
  • ele visualiza alguns produtos e coloca um deles no carrinho de compras;
  • ele deixa o e-commerce;
  • na próxima vez em que acessa o Facebook, ele vê um anúncio de uma promoção para o produto que deixou no carrinho.

Como implementar o retargeting em seu e-commerce?

Tendo em vista todo o potencial de vendas que o retargeting pode trazer ao seu e-commerce, é natural que você tenha interesse nessa técnica. Ela não é complicada de adotar, até porque o trabalho é praticamente todo feito pelo algoritmo da plataforma de mídia.

Ainda assim, existem pontos a serem considerados no estágio de planejamento estratégico. Veja a seguir os passos fundamentais que você deve adotar.

Pessoas apertando um botão do notebook após sucesso do Retargeting

Entenda o perfil do seu público-alvo

Como o intuito do retargeting é impactar as pessoas certas a partir das ações delas no seu e-commerce, fica nítido o quão importante é entender o perfil dessas pessoas e os hábitos delas.

O entendimento sobre o comportamento da audiência é fundamental para qualquer tipo de estratégia de comunicação. Isso servirá de apoio para você estruturar as suas próximas ações.

Planeje os seus gatilhos

O retargeting funciona a partir de gatilhos de comportamento executados pelo seu público. Portanto, uma parte essencial desse processo envolve planejar quais ações são valiosas para as suas segmentações.

Você quer impactar quem deixa o carrinho cheio e não finaliza a compra? Ou quem já comprou algum produto? Existem diversas possibilidades, então estude aquelas que fazem mais sentido para os seus objetivos.

Escolha seus canais

Muito do sucesso de uma campanha de marketing digital depende da escolha adequada dos canais de comunicação que serão utilizados. O retargeting não é suportado por todas as plataformas de mídia, então já existe um filtro nesse início.

As plataformas Facebook Ads e Google Ads são alguns exemplos de sistemas que suportam o retargeting. Portanto leve em conta o perfil do público que você quer alcançar e o tipo de conteúdo a ser veiculado antes de tomar a sua decisão.

Crie suas campanhas

Depois de planejar como será o retargeting da sua campanha, chega a hora de criá-la em suas plataformas de mídia. Esse é um método de segmentação, então ele deve ser configurado na área adequada.

Lembre-se de designar um orçamento condizente com os seus objetivos e metas, além de considerar o tempo de duração da campanha.

Monitore seus resultados

Boa performance somente chega a uma campanha de marketing se os resultados dela são monitorados de perto. Nunca deixe de acompanhar os indicadores de vendas do seu e-commerce.

Além disso, é fundamental ficar de olho na influência que o retargeting tem em suas vendas. Confira sempre as origens das compras feitas pelos clientes.

Portanto como você pôde ver, o retargeting é uma modalidade de segmentação muito útil porque atinge quem já teve contato com o seu e-commerce e tem mais chances de querer voltar. Considere usar esse sistema em sua próxima campanha de marketing e aproveite os benefícios.

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Imagens: notebook,

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017