Como atrair clientes utilizando o Google Maps

O Google Maps é uma excelente ferramenta para ajudar sua empresa a atrair mais clientes e também aumentar a visibilidade da sua marca online.

O Google Maps é uma excelente ferramenta para ajudar sua empresa a atrair mais clientes, além disso, também ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca online.

Entre as tendências em Marketing Digital que têm chamado a atenção de diferentes negócios, estratégias no Google Maps se destacam. Além disso, é muito acessível, e a ferramenta, que pode ser usada gratuitamente, ajuda a entender tanto como atrair clientes novos quanto aumentar a visibilidade de marca.

Aqui, mostraremos como usar o Google Maps de modo prático e tirar proveito destratégia para que mais consumidores conheçam seu estabelecimento. E começaremos falando sobre os recursos do Google Meu Negócio, para que uma empresa seja vista tanto no Google Maps quanto nos resultados do buscador mais famoso do mundo.

Vamos lá?

Homem segurando o simbolo do google maps, com fundo azul.
Aparecer no Google Maps pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio.

Google Meu Negócio: por que ele é importante?

Primeiramente para saber como atrair clientes para seu negócio, o primeiro ponto é fazer uso das ferramentas certas. Assim, o Google, que é uma das companhias mais valiosas do mercado internacional, também é um grande aliado de empreendimentos de diversos portes. Prova disso é o Google Meu Negócio.

O aplicativo funciona como uma ferramenta do Google para que você cadastre as informações básicas da sua empresa e, assim, ela seja encontrada com mais facilidade no buscador .

O Google Meu Negócio é gratuito, garantindo amplo uso ao setor empresarial, além de possuir uma interface intuitiva, que pode ser gerenciada por qualquer pessoa, sem necessidade de contratação de profissionais especializados.

Google Maps: como atrair clientes com a ferramenta?

Simbolo de localização do google maps
O Google Maps pode sugerir sua empresa, sempre que alguém buscar por serviços similares.

Você já recebeu, em seu celular, uma mensagem do Google Maps convidando você para comentar sobre o local que está ou acabou de visitar? Então, a razão disso é que alguém fez uso do aplicativo para saber como atrair clientes para o próprio negócio.

Desta forma, com as informações da sua marca devidamente cadastradas no Google Meu Negócio e uma boa estratégia de marketing, você fará com que o Google Maps sugira a sua empresa toda vez que um potencial cliente estiver precisando de serviços similares ao seu.

Mas como fazer isso? Bom, a seguir, veja algumas dicas práticas de como atrair clientes com o Google Maps além do uso dos recursos do Google Meu Negócio. Então, tome nota!

1 – Reforce seu SEO local

O SEO local é uma estratégia de alta eficiência na hora de atrair clientes. Para isso, é preciso fazer a otimização regular dos conteúdos do seu site e blog, bem como pesquisar as melhores palavras-chaves para seu negócio e construir uma estratégia de SEO baseada nos mínimos detalhes, desde a criação de metadescrições até a busca de autoridade em certo conteúdo.

2 – Melhore seu site

Ter um bom site comercial é básico para saber como atrair clientes. Assim, provavelmente, é nesse site que as pessoas conhecerão seu negócio pela primeira vez. Ele é o cartão de visitas da sua empresa.

Por isso, invista em design agradável e interface intuitiva, com uma estrutura de páginas que faça sentido para as necessidades do seu negócio. Avalie que tipos de serviços e opções estarão disponíveis no site. É viável criar um e-commerce? E postar fotos do ambiente?

3 – Divulgue seu negócio (publicidade paga e orgânica) também no Google Maps

Agora que você já fez o cadastro da empresa no Google Meu Negócio, para ser encontrado com facilidade, melhorou o SEO do seu site e garantiu que seu cartão de visitas oferece a melhor experiência possível, é hora de divulgar.

O Google Maps já estará fazendo sua parte divulgando o nome da sua empresa por aí para possíveis interessados, mas existem outras formas de levar o conhecimento adiante, por meio de mídia paga ou orgânica.

Considere fazer campanhas no Google AdWords para mostrar sua marca a mais pessoas e até mesmo pedir feedback e avaliações de clientes antigos. Todas essas estratégias podem ajudar você a tornar seu estabelecimento conhecido e ter uma noção melhor de como conquistar novos consumidores.

Agora que você já sabe como atrair clientes usando o Google Maps e os recursos do Google Meu Negócio, que tal contar com uma agência de marketing especializada na criação de sites e em marketing digital para tornar esses resultados ainda melhores? Entre em contato e saiba como podemos ajudar.

Imagens: Localização, Google Maps.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017