Instagram de moda: como bombar sua loja nessa rede social?

Diferentemente do que muitos imaginam, um Instagram de moda não é a mesma coisa que um catálogo fashion. É preciso ser relevante.

Quer bombar nas redes com a sua loja de moda? Então tenha em mente que você precisa de um Instagram de moda, que seja envolvente e relevante para o seu público. Confira como!

Diferentemente do que muitos imaginam, um Instagram de moda não é a mesma coisa que um catálogo fashion. Para aproveitar e colher suas vantagens, é preciso ser mais do que belo e atraente — é preciso ser relevante.

O uso dessa rede social pode ser uma das principais medidas para quem trabalha no setor — e os muitos benefícios que ela traz para o negócio são comprovados. Portanto se você ainda não os conhece, fique de olho neste artigo.

A seguir, vamos mostrar para você quais passos tomar para gerar valor para o cliente e quais erros evitar ao usar o Instagram em sua estratégia no setor de moda.

Quais são as principais dicas de Instagram para quem tem um negócio no segmento de moda?

Para chamar a atenção dos usuários do Instagram e fazê-los engajar com a sua marca, algumas dicas pontuais foram separadas e explicadas abaixo. Confira-as e aprimore seus resultados hoje mesmo!

# Conheça bem o seu público

A primeira coisa que você precisa saber é quem são os seus clientes e potenciais clientes. Conheça, pesquise seus hábitos de consumo e de navegação e alinhe suas publicações com essas características. Veja por exemplo, se a sua loja atende um público mais hippie, não vai ter muita efetividade postar uma mega produção de um look de gala, não é mesmo? O foco tem que ser no seu público principal.

# Acerte nos usos das hashtags

A escolha das hashtags que acompanharão cada uma de suas postagens é fundamental para o engajamento dos consumidores. Elas devem se relacionar à imagem e à legenda e ser estrategicamente escolhidas — seja por sua popularidade, seja por sua relevância naquele momento. Portanto é importante, também, não poluir o feed com elas. Escolha as mais interessantes para a temática e atenha-se a elas.

# Descubra o melhor horário de publicação

Ainda que existam padrões que demonstrem quando os usuários acessam mais o Instagram, cada público-alvo atua de uma forma diferente. A rede social, em si, oferece a opção de mensurar o engajamento de seus consumidores por meio da opção “Informações”.

Ao saber quando seus clientes costumam estar online e ao coletar mais dados sobre eles (como idade, localização e dias da semana de maior engajamento), você poderá direcionar as suas estratégias de maneira adequada e aprimorar os seus resultados.

# Faça parcerias com influenciadores

Os influenciadores se tornam cada vez mais relevantes para as estratégias de marketing digital — e não seria diferente com o Instagram de moda. Portanto envie produtos e novidades para parceiros locais com bom engajamento e observe o crescimento inevitável de sua visibilidade.

# Contrate um serviço de gestão

Profissionais experientes em social media e em gestão de imagem, de forma geral, podem ser seus melhores amigos na hora de bombar a sua loja em um Instagram de moda. Sendo assim eles estão por dentro das principais estratégias da atualidade e são aptos a compreender, pontualmente, as necessidades de seu negócio. Conte com eles!

# Invista na produção dos looks

Muitas pessoas que seguem lojas de moda ou blogueiras no Instagram são conquistadas pela produção. Então aposte em criações originais, e que carreguem o conceito da sua marca. Fotos lindas e bem feitas são essenciais, assim como a qualidade em videos pode beneficiar seu produto. Além disso, você pode produzir looks diários, temáticos e diferentes para manter a interação do seu público sempre em alta.

Quais erros devem ser evitados ao usar um Instagram de moda?

Sabendo quais passos devem ser seguidos para elevar a autoridade e a visibilidade de seu negócio de moda no Instagram, você garantirá os seguintes benefícios:

  • vendas aprimoradas;
  • maior engajamento;
  • construção de um relacionamento contínuo com o seu público;
  • alcance e visibilidade;
  • ganho de autoridade e muito mais.

No entanto, para que isso se torne uma realidade, é preciso evitar alguns erros. Saiba quais são eles a seguir.

# Publicação de imagens de baixa qualidade

Não publique imagens de baixa qualidade no Instagram de sua loja. Portanto busque por bons enquadramentos e formatos clean, que demonstrem que você não é inexperiente no assunto e que chamem atenção de seu público sem poluir o feed.

# Descrição inadequada de produtos

A descrição dos produtos é uma parte fundamental do uso do Instagram como estratégia de marketing digital de sua loja. Afinal, ela atua como moeda social e agrega valor ao seu produto. Ao usá-la da forma correta, enfatizando os benefícios do item e apontando os seus diferenciais, é certo que seus resultados serão ainda melhores.

# Fotos sem legenda ou com a legenda indevida

O nome de sua marca sozinho normalmente não é suficiente para criar um hashtag forte e marcado que gerará muito engajamento. Idealmente, deve ser interessante e incentivar a ação que vai fazer os usuários querem participar. Aproveite as datas comemorativas e associe sua marca nas legendas, com certeza você vai gerar muito mais engajamento.

#Baixa frequência de publicações

No setor da moda as tendências mudam muito rapidamente, então ter uma frequência nas publicações é fundamental. Faça postagem pelo menos semanais e vá ampliando gradativamente até que você possa manter o seu Instagram atualizado diariamente. Utilize todos as ferramentas que você tem a disposição, faça stories, lives, menções e parcerias, envolva o seu público e se faça notar.

Em suma, para bombar sua loja no Instagram, é preciso contar com boas práticas de marketing digital e atualizar-se em relação às estratégias mais eficientes para seu tipo de negócio de moda. Elas seguem as necessidades de consumidores sempre ávidos por novidades — mas, com as dicas acima, certamente esse processo será mais simples!

E aí, gostou de saber como usar um Instagram de moda a seu favor e como estratégia de marketing digital? Não deixe de comentar e deixar a sua opinião abaixo!

Imagens: amigas, influenciadores, triste.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017